top of page

Comissão aprova o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos




A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) uma proposta que pode mudar as regras eleitorais no Brasil.








A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) acaba com a possibilidade de reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República, além de aumentar o tempo dos mandatos e unificar as eleições.


O texto foi aprovado em votação simbólica na CCJ e agora segue para análise no plenário do Senado, onde precisará de pelo menos 49 votos favoráveis em dois turnos para avançar. Se aprovada, a proposta ainda terá que ar pela Câmara dos Deputados antes de virar lei.


A principal mudança trazida pela PEC é o fim da reeleição para os cargos do Executivo. Atualmente, prefeitos, governadores e o presidente podem concorrer a um segundo mandato consecutivo. Se a proposta for aprovada, essa possibilidade será extinta de forma gradual.


Para os prefeitos, a última chance de reeleição será em 2028, mas apenas para os que forem eleitos em 2024. A partir de 2028, os novos prefeitos eleitos não poderão mais disputar a reeleição. No caso de governadores e presidente, a última oportunidade será em 2030, desde que tenham sido eleitos em 2026. Depois disso, não haverá mais recondução para esses cargos.


A PEC também aumenta a duração dos mandatos. Hoje, a maioria dos cargos tem mandatos de quatro anos, com exceção dos senadores, que têm oito.


A proposta estabelece que, no futuro, todos os mandatos arão a ter cinco anos, mas essa mudança será feita aos poucos. Vereadores, deputados e prefeitos eleitos em 2028 terão um mandato de seis anos.


A partir de 2034, o mandato desses cargos será reduzido para cinco anos. Governadores e presidente eleitos em 2026 e 2030 ainda cumprirão quatro anos, mas, em 2034, arão a ter mandatos de cinco anos.


Já os senadores terão uma regra de transição diferente: os eleitos em 2026 ficarão nove anos no cargo, e os eleitos em 2030 terão mandatos de cinco anos. A partir de 2034, todo o Senado será renovado de uma só vez a cada eleição, em vez do atual sistema escalonado.


Outra mudança importante é a unificação das eleições. Hoje, as eleições municipais e gerais ocorrem em anos diferentes, com um intervalo de dois anos entre elas. A PEC prevê que, a partir de 2034, todos os cargos de vereador a presidente, serão disputados na mesma data, a cada cinco anos.



Fonte/foto: Jovem Pan News





Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
  • Instagram
  • Facebook

© 2021 - A3 Comunicação e Propaganda

bottom of page